Sábado, 19/08/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Preservação Ecológica

Marcelino  Ramos  é um município que tem sua produção baseada na agricultura familiar, por este motivo as propriedades rurais  tem sua produção diversificada, com ênfase  na  produção de grãos como soja e milho, produção leiteira, exploração da cana-de-açúcar e derivados e na citricultura através do cultivo da laranja.

As agroindústrias  familiares  agregam valor aos produtos e aumentam a geração de renda das famílias rurais.

A secretaria municipal de agricultura  oferece vários programas  que objetivam  incentivar a permanência  das famílias no meio rural e  também buscam o aumento da renda na propriedade

Programa de Reflorestamento

Programa realizado todos os anos  que tem por objetivo  propiciar  aos proprietários  rurais a possibilidade  de  utilizarem de áreas da propriedade  não utilizadas pela agricultura, para o plantio de pinus e eucaliptos. Em pouco mais de 8 anos  já foram plantadas aproximadamente 60 mil mudas, que num futuro próximo se tornarão numa renda extra para a propriedade.

Programa de Inseminação Artificial de bovinos e Gado Leiteiro

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a COCEL, o serviço de inseminação artificial  é oferecidos aos produtores. São disponibilizados semens de excelente qualidade, que vem trazendo ótimos resultados no melhoramento genético dos animais, principalmente  na produção leiteira. Atualmente  são subsidiadas 150 doses de inseminação por mês.

O município também oferece o Programa Municipal de Erradicação da Brucelose, onde são realizadas 2 campanhas por ano, beneficiando os proprietários  de bezerras destinadas a produção leiteira. Somente em 2013 mais de 600 animais foram vacinados.  

Visto que muitas propriedades  tem sua renda baseada na produção leiteira, o município oferece  todo o apoio na implementação de pastagens  perenes, destinadas as vacas em período de lactação. Este projeto garante a produção leiteira da propriedade em períodos de estiagem ou inverno quando a alimentação dos animais  é escassa.

Programa troca-troca de sementes

Programa desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, onde são disponibilizadas sementes de qualidade, com preços acessíveis e prazo facilitado para o pagamento.

Patrulhas Agrícolas

Os agricultores  tem a disposição 3 patrulhas agrícolas completas, com equipamentos de qualidade e que frequentemente recebe  a incorporação de novos implementos. Os serviços são oferecidos através de parcerias com  associações  que prestam os  trabalhos e coordenam as atividades dos equipamentos.

Em períodos de alta demanda de trabalhos  o município  contrata  tratores e equipamentos  para agilizar o processo de atendimento, buscando assim um atendimento rápido e eficaz para o agricultor.

Programas de melhoria na fertilidade do solo

Frequentemente  a Secretaria  realiza  programas de analise de solo, objetivando que cada propriedade receba a correção de solo necessária para cada  produção. As analises  são  oferecidas gratuitamente, e servem também para que o produtor as utilize na liberação de financiamentos e do PRONAF.

Programas de distribuição de calcário,  adubo orgânico liquido e  cama de aviário  garantem um solo fértil e produtivo. Também são realizadas campanhas de combate a formiga cortadeira e coleta de embalagens de agrotóxico.

Outros Atividades:

  • Programa de construção de açudes
  • Programa de tratamento de água  no interior e implantação de novas  redes de distribuição
  • Cursos  técnicos de produção leiteira, manutenção de tratores, citricultura e gestão rural
  • Licenciamento Ambiental de impacto local
  • Serviços de médico veterinário
  • Feira da Agricultura  Familiar

A secretaria dia-a-dia vem buscando através de projetos  recursos que beneficiem o setor agrícola do município, principalmente no aumento da renda das famílias do meio rural e incentivando sua permanência  no campo.

Contato

Telefone da Secretaria:(54) 3372-1334
Fax: (54) 3372-1260
E-mail: agricultura@marcelinoramos.rs.gov.br
Endereço: Praça Padre Basso, 15, Centro, Marcelino Ramos – RS, 99.800-000