Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

ESTIAGEM: Governo do RS homologa Decreto de Emergência de Marcelino Ramos

Data de Publicação: 10/01/2022

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

O Governo do RS publicou no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, dia 10, a homologação do Decreto de Emergência de Marcelino Ramos em razão da estiagem. Na região, além de Marcelino Ramos, apenas Aratiba e Severiano de Almeida conseguiram homologar o decreto por estarem adiantados e com a documentação em dia. Diante desta homologação o município vai agora em busca de recursos para auxiliar os agricultores que estão registrando prejuízos elevados em razão da falta de chuvas. Caminhões da prefeitura estão abastecendo diariamente diversas propriedades rurais onde falta água para o consumo humano e também para os animais.

Levantamento realizado pela EMATER, anexado a documentação enviada ao Estado para dar sustentação ao Decreto de Emergência, mostrou que mais de 2.400 pessoas estão enfrentando dificuldade de abastecimento. Cerca de 50 famílias, distribuídas em diversas comunidades, estão sendo água potável. Lavouras de milho e soja foram as mais afetadas. Depois a pecuária através da bovinocultura de leite. Outras culturas também estão sendo impactadas como laranja, bergamota, cana de açúcar e mandioca. Somados, de acordo com o levantamento, o prejuízo soma R$ 27 milhões.

Os impactos, já sentidos, são negativos e de grandes proporções, afetando o crescimento da economia e arrecadação do ICMS.

A administração não tem medido esforços para atender as demandas com abastecimento de água e retro-escavadeira para abertura de fontes. Toda equipe da Secretaria de Obras e Agricultura está mobilizada.

Fonte: Marcelo Santos/Assessoria de Comunicação