Programa vai castrar cerca de 250 cães e gatos em Marcelino Ramos

Data de Publicação: 01/07/2022

A administração municipal de Marcelino Ramos, em parceria com a Associação Marcelinense de Proteção Animal (AMPA), está implantando a edição local do programa "Melhores Amigos - Bicho Sente Como Gente". Através deste programa, criado pelo Governo do Estado em 2021, serão castrados cães e gatos, cujos tutores são de baixa renda.

Marcelino Ramos elaborou o projeto e injetou R$ 7 mil reais de contrapartida num convênio total de R$ 42 mil. Os outros R$ 35 mil serão liberados pelo Governo do Estado, com apoio de Regina Becker, ex-secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social  do Estado do Rio Grande do Sul.

A previsão é que sejam castrados no período de 12 meses cerca de 250 animais. A clínica de Erechim, Centro Cirúrgico Picollo Animale, venceu a licitação e fará os procedimentos cirúrgicos em ambiente adequado.

A castração de animais é uma das formas de evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos e evitar também a transmissão de doenças. Assim, o Programa Melhores Amigos tem como objetivo promover o bem-estar animal e melhores condições de saúde à população.

O vice-prefeito de Marcelino Ramos, Claudemir Schnneider, fez questão de destacar que trata-se de um importante projeto. “É uma reivindicação e que agora estamos viabilizando com uma contrapartida de R$ 7 mil” destacou o vice-prefeito.

A presidente da AMPA, Nesele Riede, acredita que os recursos liberados vão fazer a diferença, pois será suficiente para castrar cerca de 250 animais.

Como vai funcionar
Os tutores dos animais já podem entrar em contato no setor da Secretaria de Educação com Fernanda Brock para fazer as inscrições. Os cadastros serão analisados, e se enquadrando nos critérios, de baixa renda, serão aprovados e agendado dia e horário na clínica de Erechim.

Apoio a AMPA
A administração municipal de Marcelino Ramos não tem medido esforços para atender as solicitações da Associação dos Amigos dos Animais. Além desta contra partida que viabilizou o projeto de R$ 42 mil, a AMPA, e demais entidades, também estão recebendo recursos através do Nota Fiscal Gaúcha. “São valores importantes para a entidade e a prefeitura tem procurado atender os pedidos de forma legal, dentro da lei” finalizou Rodrigo Vecchi, Secretário de Administração.