Você está em: Home Icon Home Acessa Carta de Serviços Icon Home Acessa Parque Natural Municipal Mata Do Rio Uruguai Teixeira Soares

Parque Natural Municipal Mata Do Rio Uruguai Teixeira Soares

O Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, foi criado pela lei nº 028 de 05 de junho de 2008, com uma área de 423 hectares, foi inaugurado para visitação pública em 13 de agosto de 2015. Está situado às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itá, no município de Marcelino Ramos-RS, tem por objetivo Conservar uma Amostra da Floresta Estacional Decidual ou Floresta do Rio Uruguai e mobilizar a opinião pública para a valorização e preservação da mesma. Atualmente, o Parque conta com uma infraestrutura diferenciada de atrativos, que acolhe um número significativo de visitantes em geral, dentre estes estão, pessoas que vem conhecer nosso município, várias escolas da região, universidades que contribuem com um abrangente banco de pesquisas realizadas dentro do parque e em seu entorno.

Estrutura do Centro de Visitantes

Com sua estrutura única, feita a partir de uma oficina de arquitetura sustentável, é um diferencial para a cidade de Marcelino Ramos.

As paredes de pedras foram baseadas nas taipas construídas pelos antigos moradores locais, todas as pedras foram retiradas das propriedades do entorno do Parque. Foram trazidas 700 cargas de pedra para a construção no centro de visitantes. As paredes têm altura de 2,5 metros e largura de 1 metro.

Construíram-se os telhados baseados na captação da água da chuva, assim usando esta para limpeza de calçadas, estruturas, equipamentos e irrigação das plantas.

O conforto térmico baseia-se nas trocas de calor dos materiais que são feitas as paredes. Neste caso as pedras proporcionam que o ambiente fique no inverno com uma temperatura maior em seu interior e no verão a temperatura fica mais amena. Assim dando a quem trabalha no Centro de Visitantes, ótimas condições de trabalho e para quem visita o Parque, um ambiente agradável de estar.

Os vidros foram escolhidos para ajudar na luminosidade de cada ambiente, assim diminuindo a necessidade de usar a energia elétrica. Na área de apoio (cozinha e depósito), assim como nos banheiros foram feitas claraboias e em seu entorno foi pintado de branco, assim obtendo um grau de luminosidade maior.

Os espelhos de água foram escolhidos para embelezamento, podendo assim, ser ajardinado, como também para aumentar o grau de umidade do ar em dias muito quentes.

Auditório

Espaço destinado a recepcionar os visitantes com vídeos institucionais, também usado para palestras, treinamentos, reuniões e grupos escolares.

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência destina-se para os visitantes fazerem os pós visita, local de descanso, lanço das turmas escolares e também para um bate-papo dos visitantes, pois é um local aconchegante.

Sala de Exposições

A sala de exposições foi elaborada com um elemento central diferenciado, que dispensa a passagem obrigatória como em um roteiro. Assim, cada visitante pode fazer seu próprio roteiro que lhe for mais conveniente e de interesse pelos temas.

Para contrastar com os painéis foram criados dois espaços distintos, com temas relacionados ao ambiente do Parque, a cultura da região, animais e plantas. Um mapa contendo a localização e algumas informações sobre parques, reservas indígenas, usinas hidrelétricas e rios. Um pouco da história de Marcelino Ramos, entre muitos outros assuntos que vão interessar todos os tipos de público.

O segundo espaço é composto por uma janela antiga, vinda de uma casa de colonização italiana, onde junto com uma televisão é passado um pouco da história de algumas famílias da região. Para compor este cenário um barril com amostras de imagens das famílias que moravam no espaço onde hoje é o Parque e também do entorno. E um minimuseu onde é possível observar objetos que eram usados por estas famílias.

É possível encontrar também, uma amostra da fauna do Parque em três painéis interativos, onde o visitante pode descobrir sobre alguns hábitos de cada animal e também se inteirar sobre o grau de ameaça na natureza. Por outro lado, é possível reviver o passado, através da história da colonização que veio com a construção da ferrovia.

Dúvidas

Secretaria De Turismo E Desenvolvimento E-mail: Telefone: (54) 3372-1334 Atendimento das Das 07:30h às 13:00h até das 13:30h às 16:30h Praça Padre Basso N. 15

Atualizado em: 29/10/2021
Parque Natural Municipal Mata Do Rio Uruguai Teixeira Soares