Você está em: Home Icon Home Acessa Carta de Serviços Icon Home Acessa Sistema De (6) Trilhas

Sistema De (6) Trilhas

Trilha da passarela

A trilha da passarela compreende o leito da antiga estrada utilizada pelas famílias que residiam na atual área do parque. Consiste em um percurso leve, de curta duração e de fácil acesso, o que contribui para ser a trilha mais visitada do parque. Ela possui 420 metros de extensão e altitude de até 425m em relação ao nível do mar. Caracteriza-se ainda por possuir acessibilidade plena, permitida a todos os públicos, sem restrições de idade e condições físicas, permitindo também o acesso para cadeirantes.

Caminho dos gravatás

Apresenta extensão de 1110m e faz a ligação da Trilha da Passarela ao Refúgio do Vale, de forma recíproca. Em seu decorrer distribuem-se atrativos sobre a regeneração natural e resquícios dos antigos moradores. Outros elementos que podem ser observados e interpretados por meio das placas e também dos vestígios do passado são as taipas, taperas, fontes e cercas de gravatás, que dão nome ao caminho. Assim, esse trajeto é repleto de lembranças e memórias de vida de algumas famílias da região. O grau de dificuldade é leve, pois ocupa o antigo leito da estrada e o piso da mesma pode variar conforme o volume das chuvas e a permeabilidade do solo.

Refúgio do vale

Consiste em uma trilha de média duração, sendo a continuidade do Caminho dos Gravatás até o Passador da Mata, e tem ligação também com o Trilho do Teixeira. Com extensão de 710 metros e desnível que varia de 401m-430m, é caracterizada por um grau de dificuldade leve e boa acessibilidade, sem restrições de idade.
Esse trajeto também foi planejado sobre o leito da antiga estrada de acesso das antigas propriedades rurais, onde os visitantes podem percorrer áreas ainda marcadas pela exploração agrícola. O destaque que relembra essa antiga ocupação é a presença de plantas exóticas invasoras como a uva-do-japão (Hovenia dulcis) e Lírio-do-brejo (Hedychium coronarium). A trilha também conduz ao pé da encosta onde se observa um trecho de mata primária, com as áreas mais preservadas do Parque, permitindo ao visitante um contato visual com os estágios mais avançados do remanescente primário da Floresta Estacional Decidual.

Passador da mata

É a trilha de maior restrição e grau de dificuldade do Parque, atravessando fragmentos florestais em estágio avançado de regeneração em terreno de alta declividade. Apresenta extensão de 1374m, grau de dificuldade difícil, acessibilidade restrita e desnível que varia de 432 a 557m. Assim, é destinada a visitantes com bom preparo físico, ecoturistas, técnicos e pesquisadores com interesse na área.  Além disso, faz a ligação entre o Centro de Visitantes e a Casa Italiana e recria uma passagem histórica que antigamente conectava as comunidades de Nossa Senhora da Saúde, Linha Esperança e de São Caetano.

Passeio do Belvedere

O caminho do Passeio do Belvedere liga o local de construção da casa italiana até o mirante do belvedere em um trajeto de curta duração. Apresenta extensão de 657m, grau de dificuldade moderado e acessibilidade limitada. Essa trilha passa por um fragmento de floresta de Araucárias (Araucaria angustifolia), que, segundo relatos, foi plantado pela família Zago, antiga proprietária da área. No ponto mais alto do parque (mirante) é possível explorar diferentes elementos que compõem a paisagem atual e seu contexto histórico de ocupação.

Trilho do Teixeira

História da Ferrovia São Paulo | Rio Grande do Sul.
A ferrovia buscava integrar as províncias do Sul do Império no final do século XIX e escoar a produção de erva-mate e madeira para os portos.
O engenheiro João Teixeira Soares, projetou em 1887 a estrada de ferro com 1.403 km entre Itararé (SP) e Santa Maria (RS), ligando as províncias de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul conectando o Rio de Janeiro à Argentina e Uruguai.
Outorgada em 9 de novembro de 1889, seis dias antes da Proclamação da República por D. Pedro II, a construção teve início em 1897 e inaugurou em 17 de dezembro de 1910.

Dúvidas

Secretaria De Turismo E Desenvolvimento E-mail: Telefone: (54) 3372-1334 Atendimento das Das 07:30h às 13:00h até das 13:30h às 16:30h Praça Padre Basso N. 15

Atualizado em: 29/10/2021
Sistema De (6) Trilhas