Prefeitura de Marcelino Ramos segue com inscrições abertas para programa de castração de cães e gatos

Data de Publicação: 17/11/2022

A administração municipal de Marcelino Ramos, em parceria com a Associação Marcelinense de Proteção Animal (AMPA), continua executando o programa "Melhores Amigos - Bicho Sente Como Gente". Através deste programa, criado pelo Governo do Estado em 2021, estão sendo castrados cães e gatos, cujos tutores são de baixa renda.

Marcelino Ramos elaborou o projeto e injetou R$ 7 mil reais de contrapartida num convênio total de R$ 42 mil. Os outros R$ 35 mil são liberados pelo Governo do Estado, com apoio de Regina Becker, ex-secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul.

A clínica de Erechim, Centro Cirúrgico Picollo Animale, venceu a licitação e está fazendo os procedimentos cirúrgicos em ambiente adequado. O programa encerra no final deste ano. A presidente da AMPA, Nesele Riede, confirmou que já foram feitos 150 procedimentos e ainda existem mais 100 vagas para serem encaminhadas conforme ordem de inscrição, que está sendo feita na prefeitura.

A castração de animais é uma das formas de evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos e evitar também a transmissão de doenças. Assim, o Programa Melhores Amigos tem como objetivo promover o bem-estar animal e melhores condições de saúde à população.