Encontro da Mulher Marcelinense é realizado em Marcelino Ramos/RS

Data de Publicação: 04/03/2023

Comemorado todos os anos em 8 de março, o Dia da Mulher pode parecer apenas mais uma data comercial como tantas outras. O que nem todo mundo sabe é que o dia possui razões mais sérias para existir. Afinal, não é de hoje que as mulheres desempenham um papel fundamental para o mundo e que merecem ser respeitadas e tratadas com igualdade. Para ajudar a promover essa reflexão sobre a importância da mulher na sociedade e celebrar a data, foi realizado neste sábado, dia 04, em Marcelino Ramos o 31º Encontro da Mulher Marcelinense. O evento que é realizado há mais de três décadas celebra as conquistas femininas ao longo dos últimos anos, debate os desafios e serve também como momento de reflexão.
O tema para o encontro deste ano foi “Mulher dentro de você mora um grande poder de transformação”.

A programação neste sábado iniciou com a recepção das mulheres no Centro de Eventos das Termas de Marcelino Ramos. A comissão organizadora ofereceu um lanche como café da manhã e distribuiu sementes crioulas. Após a abertura, com a presença de autoridades, aconteceu a benção religiosa. Ainda pela manhã foi realizada uma palestra show com o tema “Mulher, o milagre está em você” com a palestrante Master Coach Magna Regina Barp.

A programação foi retomada no período da tarde com a realização de um bingo beneficente em favor do Núclo Solidário Marcelinense. Em seguida os participantes receberam passaportes para acesso ao complexo de água termais, onde puderam usufruir de toda estrutura do parque.

O evento foi realizado pela EMATER, Prefeitura Municipal e ACIMAR.

08 de Março: Dia Internacional da mulher

Uma das versões mais conhecidas para a criação do Dia Internacional da Mulher foi uma greve realizada por mulheres operárias em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1857.Segundo conta a narrativa histórica, essas mulheres teriam se reunido para reivindicar a redução da jornada de trabalho e a criação de uma espécie de licença-maternidade.Naquela época, trabalhava-se muito e ganhava-se pouco, o que teria motivado os protestos.Na luta por seus direitos, contudo, as operárias teriam morrido em um incêndio criminoso ocorrido na fábrica de tecidos Cotton, supostamente, comandado pelo diretor da empresa.Mesmo sendo a origem mais popular no mundo, essa tragédia nunca foi comprovada. Porém, ela aconteceu em um momento de eclosão de passagem feminina de mulheres nos Estados Unidos, se torna mola propulsora para uma mobilização feminina por seus direitos.