ROMARIA: Comércio de produtos não será permitido no trajeto das procissões

Data de Publicação: 16/09/2022

Depois de 2 anos, a Romaria de Nossa Senhora da Salette em Marcelino Ramos/RS voltará ser realizada de forma presencial e com uma grande expectativa de público. Em 2019, no último ano que ela foi realizada, passaram pelo Santuário entre 45 e 50 mil romeiros, número que deverá ser superado este ano.

Na próxima segunda-feira, dia 19, acontecerão celebrações e a procissão luminosa para comemorar a data da aparição de Salette na França. Nos dias 24 e 25 vai acontecer uma extensa programação com missas, terços, procissões e outros eventos.

Mas além dos romeiros e devotos, a Romaria atrai muitos ambulantes e pessoas que vivem no mercado da informalidade e que visualizam uma boa oportunidade para vender os mais diversos tipos de produtos. O fiscal de tributação da prefeitura, Joel Teribele, alerta que para este ano foram aplicadas algumas restrições previstas numa lei criada em 1991. A principal mudança é que a partir de agora não será mais permitido a instalação de barracas e ambulantes no trajeto da procissão que compreende do largo da Matriz até o início da subida para o Santuário. Os ambulantes serão concentrados apenas no camelódromo da rua Rui Barbosa e no pavilhão da Joanpepa e da Ieclb. A medida foi tomada para garantir uma maior fluidez para os devotos que participam das procissões e transitavam com dificuldades muitas vezes em razão das barracas em calçadas e vias públicas.

O fiscal Joel Teribele alerta as pessoas que procurem pela administração municipal para regularizar a situação antes de instalar barracas, pois a fiscalização vai estar atuante com diversos fiscais e também com apoio da Brigada Militar. A taxa cobrada para quem quiser vender se instalando no camelódromo é R$ 200,00 o metro de testada, valor válido de sexta-feira até domingo. Porém, no trajeto da Romaria, os terrenos e garagens particulares, serão liberados, desde que os ambulantes não avancem para as calçadas. Neste caso a prefeitura cobrará apenas o alvará de funcionamento em torno de R$ 47,00. Nas dependências e imediações do Santuário também não será permitido nenhum tipo de comércio. Existem poucos espaços ainda para instalação de barracas na rua Rui Barbosa e os interessados devem entrar em contato pelo fone (54) 3372-1334.

Outro ponto que será observado é com relação as barracas de alimentação. A Vigilância Sanitária vai verificar a situação e quem não atender as exigências não poderá comercializar alimentos.  O não cumprimento das normas implicará na apreensão de mercadorias.

Quanto a balsa, que faz a travessia no lago do rio Uruguai, ela vai funcionar 24h de sábado para domingo.